Menu

Baunilha

A doce tentação do mundo das especiarias

Mais sobre essa especiaria
Origem

A baunilha é nativa da América Central tropical, mais precisamente da selva do México, e ainda hoje é cultivada em grandes quantidades. Os maias já cultivavam baunilha na época, e o explorador espanhol Cortés foi o primeiro europeu do século XVI a experimentar a baunilha em uma bebida especial de cacau. Hoje, a baunilha também é cultivada no Taiti, Uganda, Madagascar, La Réunion, Maurício, Sychelles e Comores, Sri Lanka e Java. As videiras de baunilha possuem 2 a 3 cm de espessura, uma orquídea trepadeira, e crescem até 10 metros de comprimento em árvores. Elas têm numerosas folhas verdes profundas, lisas, que produzem inflorescências com 10 a 15 flores de orquídea amarelo pálido. Após a polinização, elas se desenvolvem em cápsulas de frutas de 12 a 25 cm de comprimento. Estas cápsulas de fruta também são coloquialmente chamadas vagens de baunilha. Diversos tipos diferentes devem ser distinguidos: Bourbon Baunilha. Cresce exclusivamente em Madagascar, nas Comores e na Ilha da Reunião, as chamadas Ilhas Bourbon. Geralmente tem vagens finas e um aroma de baunilha muito refinado devido ao seu alto teor de vanilina. Tahiti Vanilla vem, como o nome já diz, da ilha do mesmo nome. As vagens são ligeiramente mais longas e mais grossas do que a baunilha bourbon e têm um sabor muito forte e um aroma floral especial. O tahiti baunilha é, portanto, particularmente produtivo. Baunilha do México. Vem do país de origem da baunilha. É caracterizado pelo seu sabor muito intenso.

O sabor da baunilha

A baunilha é uma das especiarias mais aromáticas do mundo. Tem um sabor suave e intenso, que varia ligeiramente dependendo da sua origem. A baunilha contém uma variedade de fragrâncias e sabores. O ingrediente mais importante é a vanilina, que é produzida durante a fermentação. Ao mesmo tempo, há 35 outros aromas e aromas na baunilha, de modo que o aroma da fruta baunilha pode ser claramente distinguido da vanilina pura, produzida sinteticamente.

Como usar a Baunilha

Em todo o mundo, a baunilha é usada em sobremesas de todos os tipos. A baunilha dá nome a muitas iguarias doces, como pudim de baunilha e sorvete de baunilha. No entanto, também está presente em smoothies, biscoitos, bolos e cremes com uma fragrância única e uma nota picante maravilhosamente quente. Especialmente no Natal, a baunilha é muito procurada. Mas se você gostaria de experimentar algo novo, você também pode experimentar a baunilha em pratos mais saudáveis, como peixe ou carne.

Vamos te dar um gosto disso Produtos e receitas com Baunilha
Do Anis ao Zimbro Temperos de A a Z
Filtrar a seleção
Ein Fehler ist aufgetreten. Bitte versuchen Sie es erneut!
Contato
Voltar pro topo
Carregando
MESSAGE HERE